Piracicaba - SP - Brasil
História | Aspectos Geráis | Pontos Turísticos | Cultura e Lazer
PONTOS TURÍSTICOS

 

 

Páginas: 1 - 2 - 3 - 4


Engenho Central


Foi fundado em 1881 pelo barão Estevão Ribeiro de Rezende, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização. Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho foi vendido em 1899 à Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no mais importante do país, com uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool, incorporando-se a outras seis usinas. Foi desativado em 1974 e reconhecido como patrimônio histórico. Desapropriado pela Prefeitura, passou a ocupar importante espaço cultural, artístico e recreativo. Sua área verde é de 80 mil metros quadrados e a área construída ocupa 12 mil metros quadrados.




Museu Prudente de Moraes


Instalado em casarão de estilo imperial brasileiro, onde viveu o primeiro presidente civil do Brasil, o Museu Histórico e Pedagógico "Prudente de Moraes" reúne peças que ilustram a vida do ex-presidente e a época da formação da República. Está na rua Santo Antonio, esquina com Prudente de Moraes, no centro da cidade.

 

Horto Florestal de Tupi

É uma reserva natural de grande beleza, com variadas espécies de vegetação. Possui estrutura para receber visitantes com parque infantil em madeira, monjolo, churrasqueiras, barracão e alamedas.

 


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"


É a mais antiga Escola de Agronomia do País. Foi idealizada por Luiz Vicente de Souza Queiroz que, em 1895, doou ao Estado a fazenda São João da Montanha, para que ali a escola fosse construída. Em 1901, seu sonho foi realizado. O Parque Esalq foi projetado pelo paisagista belga Arsenio Putterman, ocupa uma área de 56 hectares e data de 1907. É, sem dúvida, o mais belo campus do País, dedicando-se ao ensino e à pesquisa.


 

 

Copyright © [CIAGRI - USP 2003]